Criança de 2 anos morre afogada em piscina de pousada, em Imperatriz (MA)

De acordo com informações preliminares, a criança estava acompanhada de familiares, que ainda tentaram prestar socorro, mas ela não resistiu.

Uma criança identificada como Aruna Marinho de Andrade, de 2 anos, morreu afogada na tarde desse domingo (31) em uma piscina de uma pousada, na zona rural de Imperatriz.

De acordo com informações preliminares, a criança estava acompanhada de familiares, que ainda tentaram prestar socorro, mas ela não resistiu. O corpo foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML).

Aruna era moradora do residencial Teotônio Vilela, em Imperatriz. Em nota divulgada, a pousada manifestou pesar e esclareceu que foram utilizados os recursos disponíveis para realizar os primeiros socorros à criança ainda no local, que foi atendida pela equipe de emergência. 

Hotel Embiral Fazenda Park divulga nota de pesar após morte de criança em piscina do local. — Foto: Reprodução/Redes Sociais

Hotel Embiral Fazenda Park divulga nota de pesar após morte de criança em piscina do local. — Foto: Reprodução/Redes Sociais

Segundo o Corpo de Bombeiros, somente este ano já foram registrados 13 casos de afogamento no rio Tocantins, na Região Tocantina.

Segurança em ambientes aquáticos:

  • Certifique-se de que piscinas de clubes e condomínios possuem acessos restritos e placas com informações sobre segurança.
  • Mantenha-se afastado de embarcações e evite permanecer perto delas.
  • Crianças devem ser supervisionadas por adultos enquanto estiverem na água, e é essencial informar a um parente sobre o local e horário de retorno ao nadar em rios, balneários ou piscinas.
  • Evite mergulhos “de ponta” em locais desconhecidos e tome cuidado com o limo nas pedras, que pode causar escorregões.

Em caso de acidentes ou afogamentos, acione o Corpo de Bombeiros Militar pelo número de emergência 193.

 

Dicas de primeiros socorros

  • Afogou e não está respirando? Faça massagem cardíaca até o socorro médico chegar ou até a pessoa voltar a respirar. A massagem cardíaca em crianças até cinco anos deve ser feito com dois dedos no meio do mamilo e com pouca compressão. Já em crianças com mais de cinco anos, pode ser feita com as duas mãos e com compressão maior.
  • Afogou e está respirando? Deixa-a respirar, tossir, vomitar, até que ela volte ao normal. Lembre-se, se vomitar, vire a criança de lado para ela não aspirar o vômito.
  • Bateu a cabeça e está inconsciente no chão? Não mexa na pessoa e chame o socorro.
  • Bateu a cabeça está sangrando? Pegue uma toalha e estanque o sangue.
  • Bateu a cabeça e está consciente? Deixe-a quieta e observe.

Por g1 MA — São Luís