Homenageando o Boi de Santa Fé, escola de Joinville (SC) vence festival nacional e exalta cultura maranhense
Apresentação inspirada no Bumba Meu Boi emocionou jurados e levou a escola catarinense ao 12º título no Festival de Dança de Joinville.

As cores, ritmos e tradições maranhenses encantaram o público e os jurados na mostra competitiva do Festival de Dança de Joinville, um dos maiores do mundo. A Escola Municipal Governador Pedro Ivo Campos, de Joinville (SC), conquistou, na noite da última terça-feira (22), o primeiro lugar na categoria Danças Populares Brasileiras – Conjunto Júnior, com a coreografia “Sou Santa Fé”, uma homenagem ao boi de Santa Fé, manifestação cultural tradicional do Maranhão.
A apresentação, protagonizada por 37 alunos e conduzida pela coreógrafa Elisiane Wiggers, levou ao público um espetáculo que reverenciou as raízes do Bumba Meu Boi maranhense. Com nota 9,88, o grupo arrancou aplausos da plateia e garantiu o 12º título da escola no festival.
“Conquistar o 12º título é maravilhoso porque cada ano é único. Este ano, o trabalho estava muito desafiador e a vitória veio para lavar a alma. É muito emocionante porque tudo que propus para as crianças, elas fizeram muito bem”, celebrou Elisiane, emocionada.
Mais do que um prêmio, a vitória representa um elo entre diferentes regiões do Brasil, onde a força e a beleza da cultura popular do Maranhão foram reconhecidas e reverenciadas por jovens dançarinos do Sul do país. “É inacreditável e uma emoção muito grande. Eu dei o meu melhor e aquele palco é mágico, ainda mais quando a gente está com os amigos e essa família que é o nosso grupo de dança. O sentimento é de um sonho realizado”, contou Beatriz Gomes Inácio, de 14 anos, que comemora sua terceira vitória consecutiva no festival.
A vice-prefeita de Joinville, Rejane Gambin, acompanhou a apresentação e destacou o envolvimento da comunidade. “É uma alegria viver esse momento. Quando a escola sobe no palco, a plateia comemora e manda muita energia para os bailarinos. Parabenizamos a apresentação, dedicação e esforço de todos que mais uma vez brilharam durante o Festival de Dança e encheram a nossa cidade de orgulho.”
O secretário de Educação de Joinville, Diego Calegari, também exaltou a conquista. “Essa conquista é um grande orgulho para a nossa Rede Municipal de Ensino e confirma o trabalho de excelência que é feito pela coreógrafa, alunos e escola. Quero parabenizar a escola Pedro Ivo Campos, que muito nos honra e representa esse grande trabalho que a gente faz com o programa Dança na Escola.”
Para o Maranhão, a vitória da coreografia “Sou Santa Fé” tem um sabor especial: é o reconhecimento nacional de uma das manifestações mais marcantes da cultura popular brasileira. O boi de Santa Fé, com seus tambores, bordados, danças e ancestralidade, ultrapassou fronteiras e brilhou no sul do país.