Julgados no TJD, Vagalume e Keven defendem o Maranhão contra o IAPE

Comissão Disciplinar rejeitou o pedido de terceiro interessado, feito pelo Canarinho da Ilha

Reunida nesta sexta-feira (20) no Palácio dos Esportes, em São Luís, a 1ª Comissão Disciplinar do Tribunal de Justiça Desportiva (TJD-MA), sob a presidência do dr. Santos Sobrinho, decidiu por penas mínimas de um jogo (já cumprido) para os atletas envolvidos na confusão ocorrida na noite do último dia 24 de janeiro, no Estádio Frei Epifânio, partida válida pelo Campeonato Maranhense. A maioria (3 a 1) divergiu do relator, dr. Acrenelson Sousa Espínola, que pediu punição mais severas com base no art. 254, e enquadrou os denunciados no art. 258 do CBJD, atendendo os pedidos feitos pela defesa dos atleticanos.

Emerson Vagalume e Keven (MAC), receberam apenas um jogo de suspensão, cada. A mesma decisão valeu para os atletas Josimar Lira e Wendel, do Imperatriz. Já o auxiliar-técnico do Cavalo de Aço, Jheyme Carvalho, teve uma pena mais rigorosa e foi suspenso por quatro jogos, sob acusação de dirigir palavras ofensivas à honra do árbitro.

Não foi atendido o pedido de intervenção como terceiro interessado, solicitado pelo IAPE, que só teve um voto do relator e três divergentes. A defesa do MAC foi feita pelo advogado João Braga Neto, enquanto Peres Paz foi o defensor do Imperatriz e o IAPE representado pelo dr. Eduardo Duailibe.

O relator chegou a pedir quatro partidas de suspensão para o meia Vagalume e três para o zagueiro Keven, mas com a desclassificação para o 258, todos os atletas acabaram sendo liberados, pois já cumpriram a automática na partida seguinte.

“Foi dentro daquilo que a gente esperava, de acordo com os pedidos feitos pela defesa. O art.258 fala que a pena mínima é de um jogo e o parágrafo primeiro faculta ao órgão julgador de converter a pena de suspensão em advertência. E foi isso que aconteceu. Então, graças a Deus, logramos êxito. Vamos partir para o jogo de domingo”, declarou ao O IMPARCIAL o advogado do MAC.

Atletas escalados

Considerados peças fundamentais na formação do time atleticano, Vagalume e Keven permanecem como titulares e vão enfrentar o IAPE neste domino, às 16h, no Castelão. O MAC só não terá o atacante Nadson, que cumprirá suspensão por ter recebido o terceiro cartão amarelo no jogo anterior. Enquanto isso, o IAPE não terá Ronald, pelo mesmo motivo.

Por oimparcial.com.br