MEC seleciona projeto do IEMA sobre bullying como referência em educação integral
Entre 893 iniciativas de todo o país, o IEMA foi a única instituição pública estadual do Maranhão a ser contemplada

O Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) foi destaque nacional ao ter o projeto “Te Sai de Bullying, Colega! Celebre a Diversidade (Pink Shirt Day)” selecionado pelo Edital 02/2025 do Ministério da Educação (MEC), como uma das experiências inspiradoras de educação em tempo integral no Brasil.
O Mapa de Experiências Inspiradoras é uma ação do Programa Escola em Tempo Integral, coordenada pelo MEC em parceria com a Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), por meio do grupo TEIA — Territórios, Educação Integral e Cidadania. O edital foi lançado no dia 16 de abril, e o resultado divulgado na terça-feira (29).
Entre 893 iniciativas de todo o país, o IEMA foi a única instituição pública estadual do Maranhão a ser contemplada. O projeto agora integra um repositório digital interativo, com propostas consideradas modelos replicáveis para todo o Brasil.
Para a Diretora-Geral do IEMA, Cricielle Muniz, o reconhecimento é um marco para a educação maranhense.
“Esse reconhecimento do MEC representa muito mais do que um prêmio. É o resultado de um trabalho feito junto com nossos estudantes, que colocaram suas vozes, suas histórias e seus desafios no centro da escola. O Pink Shirt Day nasceu para construir um ambiente seguro, onde a diversidade é respeitada e celebrada. A educação integral verdadeira só acontece quando abraçamos o respeito, a inclusão e a empatia. Ver o IEMA sendo referência nacional mostra que o Maranhão está no caminho certo, investindo em educação com propósito e compromisso social”, frisou.
A iniciativa tem como foco o enfrentamento ao bullying e a valorização da diversidade no ambiente escolar, por meio de ações desenvolvidas pelos próprios estudantes, com apoio da comunidade escolar.
A Semana do Pink Shirt Day – o Dia da Camiseta Rosa
Realizada de 26 a 30 de maio em todas as IP’s da rede, a campanha internacional, que nasceu no Canadá para conscientizar sobre o bullying, foi ampliada no IEMA como um movimento contra todas as formas de preconceito, promovendo o respeito, a empatia e a convivência harmoniosa no ambiente escolar.
A semana é marcada por uma programação diversa e sensível, com rodas de conversa, oficinas, palestras e intervenções artísticas conduzidas por estudantes e professores. De norte a sul do estado, os IP’s do IEMA se tingem de rosa — cor símbolo da campanha — e transformam seus espaços em verdadeiros ambientes de escuta, acolhimento e valorização das diferenças.
O reconhecimento vem em um momento em que o Governo Federal, sob a liderança do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, aposta em políticas de tempo integral como estratégia para fortalecer a educação pública. No Maranhão, o resultado é reflexo também do compromisso do governador Carlos Brandão, que tem investido na ampliação e qualificação da rede IEMA em todo o estado.
A expectativa é que as experiências selecionadas sejam apresentadas oficialmente até dezembro e passem a integrar ações de formação e inspiração para outras redes educacionais do país.
Por oimparcial