Brasileiro caçado nos EUA por matar ex-namorada tem julgamento marcado por homicídio no Tocantins

A Justiça marcou para o próximo dia 29 de fevereiro a primeira audiência de instrução e julgamento do réu Danilo Cavalcante, acusado da morte do jovem Valter Júnior Moreira dos Reis em 2017, no Tocantins. A sessão deveria ter sido realizada em outubro do ano passado, mas acabou sendo adiada. Em outubro de 2023, Danilo foi alvo de uma verdadeira caçada após fugir de uma prisão nos Estados Unidos.

A data foi definida após resposta das autoridades dos Estados Unidos sobre a participação de Danilo por meio de videoconferência. A sessão deve ser realizada na sala de audiências do Fórum de Gurupi, a partir das 13h.

Danilo é acusado do assassinato de Valter Júnior Moreira dos Reis, de 20 anos. O crime aconteceu no dia 5 de novembro de 2017, em Fiqueirópolis, região sul do Tocantins. A vítima era amigo de Danilo e foi morta a tiros em uma lanchonete da cidade, por causa de uma dívida do conserto de um carro.

O crime no Tocantins ganhou repercussão nacional após Danilo fugir de uma prisão na Pensilvânia (EUA), onde cumpre prisão perpétua nos Estados Unidos após matar a ex-namorada, Débora Evangelista Brandão, brasileira de 38 anos, em 2021.

Ele passou 14 dias foragido após escalar uma parede da prisão e foi encontrado no dia 13 de setembro.

A primeira audiência do caso tinha sido marcada em setembro de 2023, seis anos após o crime ser registrado. Só que acabou sendo adiada após um pedido da Defensoria Pública do Tocantins, para aguardar o cumprimento de carta rogatória para decidir a data da videoconferência.

Na época, três datas foram disponibilizadas e as autoridades norte-americanas optaram pela participação dele no dia 29 de fevereiro de 2024.


Fonte: G1 Tocantins