Novo sítio arqueológico com pintura rupestre é descoberto no Maranhão
Fiscalização do Iphan também percorreu três sítios já conhecidos: Abrigo Bacupari, Casa de Pedra e Cocal de Dentro onde foram confirmadas pinturas rupestres e identificadas novas gravuras.

Um novo sítio arqueológico chamado Casa de Pedra do Gleison foi descoberto em São Domingos do Maranhãodurante os dias os dias 11 e 15 de agosto pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). No local, foram encontradas pinturas rupestres aplicadas sobre a rocha.
🔎 As pinturas rupestres são feitas com pigmentos aplicados sobre a rocha, enquanto as gravuras rupestres são imagens incisas ou entalhadas diretamente na rocha.
A vistoria foi conduzida pelo arqueólogo Cleberson Carlos, da Superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) no estado.
Segundo o pesquisador, o Abrigo Bacupari apresenta os registros mais preservados, enquanto os demais guardam apenas resquícios das pinturas. Todos estão em formações de rocha arenítica. Ele também alerta para os impactos da ação humana: os sítios apresentam marcas de vandalismo, o que compromete a conservação do patrimônio.
Durante a expedição, o trabalho contou com o apoio do agricultor Valdemiro, morador da comunidade Tranqueira, que há anos colabora na preservação do sítio Casa de Pedra. Além de afastar vândalos, ele promove atividades de educação patrimonial com escolas da região.
Por g1 MA — São Luís