No Maranhão, participaram da avaliação representantes da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Maranhão (Fecomércio/MA), do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/MA) e da Secretaria de Estado do Trabalho e Economia Solidária do Maranhão (Setres).
O superintendente estadual do BNB no Maranhão, Isaque Nascimento, destacou os impactos do programa Crediamigo no estado e a relevância local dos pequenos empreendimentos atendidos.
“Chegamos a outubro deste ano com a superação da marca de R$ 1 bilhão investido nos microempreendimentos do Maranhão, por meio do Crediamigo, em cerca de 300 mil operações realizadas com pequenos negócios, inclusive informais. Isto revela o grande alcance dos recursos, que geram ocupação e renda e impactam positivamente a vida de milhares de pessoas nos bairros, nas comunidades. Por isso, essa premiação é tão importante: uma coroação dos resultados conquistados por empreendedores que fazem a diferença e transformam vidas”, ressaltou o executivo.
Nesta edição do Prêmio BNB de Microfinanças, foram reconhecidos clientes de destaque em três categorias: Empreendedorismo Feminino, Inovação e Tecnologia e Empreendedorismo Socioambiental.
Premiados
Na categoria Empreendedorismo Feminino, a jornada de dona Alda Ribeiro Corrêa foi destaque pelo exemplo de superação e amor pela educação. Após sofrer a perda de dois filhos, Alda decidiu se reinventar e recomeçar. Retornou aos estudos, formou-se em pedagogia, concluiu duas pós-graduações e dedicou-se à carreira docente. Com apoio financeiro do Crediamigo, realizou um grande desejo: ofertar ensino na cidade onde nasceu, em Peri Mirim. Em 2014, iniciou aulas de reforço em um espaço cedido, e logo passou a um espaço alugado pelo aumento da demanda. Em 2020, o sonho se concretizou: a construção do Colégio Alda Ribeiro Corrêa, com recursos do BNB.
“A palavra que resume o que sinto hoje é gratidão. Esse colégio que hoje tem o meu nome é um sonho que eu tinha e que está sendo realizado graças ao Banco do Nordeste. E fico muito feliz porque é um empreendimento que faz a diferença em Peri Mirim, pelo nível diferenciado de educação que ofertamos. Tenho convicção de que ofertamos um ensino que vai gerar muitas oportunidades e um futuro promissor a cada um dos nossos alunos”, destacou a premiada.
Em Zé Doca, a história do jovem empreendedor Lucas Santos é um caso de resiliência. Premiado na categoria Inovação e Tecnologia, o caminho do empreendedor maranhense foi trilhado desde que era um menino de nove anos. De vendedor de limões, geladinho, pastel, algodão-doce a empresário. Lucas teve coragem de alçar voos ainda maiores ao mudar-se de Estado, aperfeiçoar-se profissionalmente na vidraçaria e retornar à sua cidade para uma virada na vida. Decidiu iniciar seu próprio negócio, com o apoio do Banco do Nordeste, e estruturou uma empresa sólida que atua em quatro frentes: forros, vidraçaria, vendas de materiais e reforma de imóveis.
O empreendedor Lourival Mendes, um homem determinado, pai de dois filhos, de peixeiro migrou para o trabalho de reciclador. Com apoio financeiro e orientação empresarial do Crediamigo Banco do Nordeste, ele abriu seu próprio galpão de reciclagem na cidade de Rosário, que não apenas estabilizou sua vida financeira, mas também impulsionou sua atividade a novos patamares. Hoje, Lourival possui rotina semanal de coleta em várias cidades, processando e refinando materiais recicláveis para grandes indústrias. O negócio cresceu com significativa alta de receitas em menos de quatro anos, possibilitando a aquisição de dois imóveis e o planejamento de um novo espaço para ampliar as atividades.
O superintendente da Fecomércio-MA, Max de Medeiros, avaliou que premiações dessa natureza são importantes para os pequenos negócios. “Esse reconhecimento de evolução nos negócios é uma ação muito importante do Banco do Nordeste porque certifica microempreendedores que batalham diariamente para manter seus negócios vivos. Então, o Prêmio de Microfinanças dá um gás para que essas pessoas cheguem cada vez mais longe e evoluam para formalização e crescimento das empresas, inclusive alcançando portes maiores”, frisou.
Também participaram da cerimônia do XVII Prêmio Banco do Nordeste de Microfinanças o secretário de estado da Agricultura Familiar do Maranhão, Bira do Pindaré, o vice-presidente para Assuntos de Economia e Finanças da Associação Comercial do Maranhão, Fernando Duailibe, o assessor de Relações Institucionais da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema), Roberto Bastos, os gerentes estaduais do Crediamigo no Maranhão, Marco Aurélio Ramos e Wagner Pereira, além de clientes da instituição financeira.