Prêmio Banco do Nordeste de Microfinanças reconhece iniciativas que transformam vidas no Maranhão

Do pouco à transformação de vidas. Essa foi a trajetória comum a três microempreendedores maranhenses homenageados pelo XVII Prêmio Banco do Nordeste de Microfinanças, nesta quinta-feira (21), em São Luís. A cerimônia de premiação considerou o histórico de evolução dos negócios atendidos pelo Programa de Microcrédito Urbano do Banco do Nordeste (BNB), Crediamigo, a partir dos resultados da aplicação dos recursos financiados. 

Os casos de sucesso foram avaliados por Comissão Julgadora Técnica, que analisou aspectos como utilização de métodos ou processos inovadores que resultaram em crescimento do desempenho em vendas, nível de contribuição com o desenvolvimento e impactos econômicos e sociais, geração de empregos, e ainda iniciativas de preservação ao meio ambiente, com geração de renda de modo sustentável. 

No Maranhão, participaram da avaliação representantes da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Maranhão (Fecomércio/MA), do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/MA) e da Secretaria de Estado do Trabalho e Economia Solidária do Maranhão (Setres). 

O superintendente estadual do BNB no Maranhão, Isaque Nascimento, destacou os impactos do programa Crediamigo no estado e a relevância local dos pequenos empreendimentos atendidos.

“Chegamos a outubro deste ano com a superação da marca de R$ 1 bilhão investido nos microempreendimentos do Maranhão, por meio do Crediamigo, em cerca de 300 mil operações realizadas com pequenos negócios, inclusive informais. Isto revela o grande alcance dos recursos, que geram ocupação e renda e impactam positivamente a vida de milhares de pessoas nos bairros, nas comunidades. Por isso, essa premiação é tão importante: uma coroação dos resultados conquistados por empreendedores que fazem a diferença e transformam vidas”, ressaltou o executivo. 

Nesta edição do Prêmio BNB de Microfinanças, foram reconhecidos clientes de destaque em três categorias: Empreendedorismo Feminino, Inovação e Tecnologia e Empreendedorismo Socioambiental. 

Premiados

Na categoria Empreendedorismo Feminino, a jornada de dona Alda Ribeiro Corrêa foi destaque pelo exemplo de superação e amor pela educação. Após sofrer a perda de dois filhos, Alda decidiu se reinventar e recomeçar. Retornou aos estudos, formou-se em pedagogia, concluiu duas pós-graduações e dedicou-se à carreira docente. Com apoio financeiro do Crediamigo, realizou um grande desejo: ofertar ensino na cidade onde nasceu, em Peri Mirim. Em 2014, iniciou aulas de reforço em um espaço cedido, e logo passou a um espaço alugado pelo aumento da demanda. Em 2020, o sonho se concretizou: a construção do Colégio Alda Ribeiro Corrêa, com recursos do BNB.

“A palavra que resume o que sinto hoje é gratidão. Esse colégio que hoje tem o meu nome é um sonho que eu tinha e que está sendo realizado graças ao Banco do Nordeste. E fico muito feliz porque é um empreendimento que faz a diferença em Peri Mirim, pelo nível diferenciado de educação que ofertamos. Tenho convicção de que ofertamos um ensino que vai gerar muitas oportunidades e um futuro promissor a cada um dos nossos alunos”, destacou a premiada. 

Em Zé Doca, a história do jovem empreendedor Lucas Santos é um caso de resiliência. Premiado na categoria Inovação e Tecnologia, o caminho do empreendedor maranhense foi trilhado desde que era um menino de nove anos. De vendedor de limões, geladinho, pastel, algodão-doce a empresário. Lucas teve coragem de alçar voos ainda maiores ao mudar-se de Estado, aperfeiçoar-se profissionalmente na vidraçaria e retornar à sua cidade para uma virada na vida. Decidiu iniciar seu próprio negócio, com o apoio do Banco do Nordeste, e estruturou uma empresa sólida que atua em quatro frentes: forros, vidraçaria, vendas de materiais e reforma de imóveis. 

O empreendedor Lourival Mendes, um homem determinado, pai de dois filhos, de peixeiro migrou para o trabalho de reciclador. Com apoio financeiro e orientação empresarial do Crediamigo Banco do Nordeste, ele abriu seu próprio galpão de reciclagem na cidade de Rosário, que não apenas estabilizou sua vida financeira, mas também impulsionou sua atividade a novos patamares. Hoje, Lourival possui rotina semanal de coleta em várias cidades, processando e refinando materiais recicláveis para grandes indústrias. O negócio cresceu com significativa alta de receitas em menos de quatro anos, possibilitando a aquisição de dois imóveis e o planejamento de um novo espaço para ampliar as atividades. 

O superintendente da Fecomércio-MA, Max de Medeiros, avaliou que premiações dessa natureza são importantes para os pequenos negócios. “Esse reconhecimento de evolução nos negócios é uma ação muito importante do Banco do Nordeste porque certifica microempreendedores que batalham diariamente para manter seus negócios vivos. Então, o Prêmio de Microfinanças dá um gás para que essas pessoas cheguem cada vez mais longe e evoluam para formalização e crescimento das empresas, inclusive alcançando portes maiores”, frisou. 

Também participaram da cerimônia do XVII Prêmio Banco do Nordeste de Microfinanças o secretário de estado da Agricultura Familiar do Maranhão, Bira do Pindaré, o vice-presidente para Assuntos de Economia e Finanças da Associação Comercial do Maranhão, Fernando Duailibe, o assessor de Relações Institucionais da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema), Roberto Bastos, os gerentes estaduais do Crediamigo no Maranhão, Marco Aurélio Ramos e Wagner Pereira, além de clientes da instituição financeira.