Presidente nacional do PT declara apoio a Camarão
Em publicação nas redes sociais, Edinho Silva, manifestou apoio explícito ao projeto político do petista

O vice-governador do Maranhão, Felipe Camarão (PT), recebeu nessa quarta-feira (6) uma sinalização contundente à sua pré-candidatura ao governo estadual nas eleições de 2026. Em publicação nas redes sociais, o presidente nacional do Partido dos Trabalhadores, Edinho Silva, manifestou apoio explícito ao projeto político do petista, reforçando o nome de Camarão como a principal aposta da sigla para a sucessão no Palácio dos Leões.
A declaração foi acompanhada de uma foto dos dois durante um almoço em Brasília. Na legenda, Edinho exaltou a trajetória e a liderança do vice-governador maranhense: “Almoçando em Brasília com meu companheiro e amigo, @felipecostacamarao, vice-governador do Maranhão, nosso pré-candidato a governador. Uma liderança que muito nos orgulha”, escreveu.
O gesto do dirigente nacional ocorre em um momento estratégico para o PT no Maranhão, marcado pelo fortalecimento de Camarão dentro da legenda. A movimentação ganha ainda mais relevância diante do recente reordenamento partidário no estado, com a transferência do comando do PSB – partido do governador Carlos Brandão – para a senadora Ana Paula Lobato, aliada do grupo do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Flávio Dino, o que provocou ruídos na base aliada.
Do ponto de vista político, o apoio de Edinho Silva fortalece Camarão internamente no PT e o projeta como principal alternativa da legenda para a sucessão estadual. Esse gesto também sinaliza um desejo do partido de aumentar seu protagonismo no Maranhão, tradicionalmente dividido entre forças locais como o grupo Sarney, os aliados do ex-governador Flávio Dino e, mais recentemente, a base do governador Carlos Brandão.
Por oimparcial