Sampaio Corrêa e Moto Club empatam em Superclássico agitado no Castelão
Protagonistas da maior rivalidade do futebol maranhense, Sampaio Corrêa e Moto Club se enfrentaram na tarde deste sábado (1º), no Estádio Castelão, pela sexta rodada do Campeonato Maranhense, em um clássico que valia muito para as duas equipes: enquanto a Bolívia Querida queria um bom resultado para disparar na liderança do Estadual, o Papão do Norte lutava para conquistar a primeira vitória na competição e entrar no G4. Em um duelo marcado pelo equilíbrio e pela intensidade, Sampaio e Moto tiveram que se contentar com o empate por 1 a 1 no primeiro Superclássico da temporada de 2025.
Depois de segurar a pressão inicial do Moto Club, o Sampaio Corrêa teve um bom desempenho no primeiro tempo e abriu vantagem aos 23 minutos, com Cavi, que aproveitou cruzamento de Jô na grande área e cabeceou no canto direito de Allan Thiago. O Papão do Norte, no entanto, reagiu na segunda etapa: Luís Gustavo, aos 17 minutos, recebeu passe na grande área após jogada individual de Pedro Dias e acertou um belo chute, decretando o empate no Superclássico.
Com esse resultado, o Sampaio Corrêa chega aos 14 pontos em seis partidas e permanece na liderança isolada do Campeonato Maranhense. O vice-líder Imperatriz, no entanto, pode chegar aos mesmos 14 pontos e até ultrapassar a Bolívia Querida no saldo de gols em duelo contra o Maranhão Atlético neste domingo (2), no Estádio Castelão. Já o Moto Club, que ainda não venceu no Estadual, somou o seu terceiro ponto em quatro jogos e caiu para a sexta posição, fora da zona de classificação para as semifinais e perto da zona de rebaixamento.
Depois de se enfrentarem no Superclássico, Sampaio Corrêa e Moto Club só voltam a jogar pelo Campeonato Maranhense no próximo final de semana. O Sampaio disputa o clássico Maremoto contra o Maranhão Atlético no próximo domingo (9), às 16h, no Estádio Castelão, enquanto o Moto recebe o Imperatriz no próximo sábado (8), a partir das 16h, no Estádio Nhozinho Santos. Os dois confrontos terão cobertura completa do Imirante Esporte.
Antes da próxima rodada do Campeonato Maranhense, no entanto, as duas equipes terão compromissos pela fase de grupos Copa do Nordeste, ambos no Estádio Castelão e também com cobertura do Imirante Esporte. O Sampaio Corrêa encara o América-RN nesta terça-feira (4), às 19h, e o Moto Club recebe o Ferroviário às 21h30 desta quarta-feira (5).
O jogo
Como já era esperado de um Superclássico, Sampaio Corrêa e Moto Club se lançaram ao ataque no início de jogo no Castelão, tentando assumir o domínio das ações logo de cara. Aos nove minutos, o Papão do Norte teve a primeira grande chance de gol: após cobrança de falta de Matheus Silva, Felipe Dias fez o desvio de cabeça e quase marcou para a equipe rubro-negra. Já aos 20, a jogada se repetiu, com Felipe Dias cabeceando após levantamento de Matheus Silva, mas Rhuan, atento, salvou o Sampaio.
Depois de segurar as primeiras tentativas do Moto Club, o Sampaio Corrêa começou a dar trabalho aos defensores rubro-negros. Aos 22 minutos, Jô cobrou falta com categoria, e Allan Thiago espalmou a bola pela linha de fundo. No lance seguinte, aos 23, a Bolívia Querida abriu o placar: Pimentinha cobrou escanteio curto para Jô, que levantou a bola na grande área para Cavi desviar de cabeça e acertar o canto direito de Allan Thiago.
Na reta final do primeiro tempo, o Moto Club voltou ao campo de ataque em busca do empate, mas o Sampaio Corrêa, além de se segurar bem, ainda levou perigo nos contragolpes. Aos 38 minutos, Alan Stence avançou pelo meio-campo, arriscou o chute forte, e a bola passou perto do gol.
Moto Club arranca empate na segunda etapa
Disposto a encaminhar a vitória, o Sampaio Corrêa esboçou uma pressão sobre o Moto Club no início do segundo tempo. Alan Stence, aos quatro minutos, tentou o chute de longe, e mandou a bola pela linha de fundo. Pouco depois, aos 11 minutos, Pimentinha fez boa jogada e serviu Bacurau, que também finalizou para fora.
Em busca da reação, o Moto Club avançou as suas linhas e chegou ao empate aos 17 minutos. Após roubada de bola no meio-campo, Pedro Dias avançou, invadiu a área e deu um passe na medida para Luís Gustavo, que bateu colocado na saída de Rhuan e acertou o ângulo esquerdo. Animado, o Papão do Norte tentou manter o ritmo, porém, o Sampaio encaixou a marcação.
Nos minutos finais do Superclássico, Sampaio Corrêa e Moto Club até tentaram um último esforço em busca da vitória, mas o desgaste das duas equipes era nítido. Sem conseguir dar sequência aos lançamentos longos e jogadas pelas pontas, a Bolívia Querida e o Papão do Norte tiveram que se contentar com o empate por 1 a 1 no Castelão.
FICHA TÉCNICA
SAMPAIO CORRÊA: Rhuan; Jô, Eduardo, Fábio Aguiar e Thiago Rosa; Cavi, Isaías (Jair) e Alan Stence (Dodô); Pimentinha (Wendell), Adriano (Bacurau) e Alan James (Rodolfo). Técnico: Felipe Surian
MOTO CLUB: Allan Thiago; Wesley, Yan Cristian, Maurício e Gustavo Rodrigues; Felipe Dias (Paulinho), Pedro Dias (Luís Fernando) e Danilinho (Mauricio dos Anjos); Luís Gustavo, Matheus Silva (Rick Sena) e Magno (Danilo Pires). Técnico: Zé Augusto.
Por imirante.com