Travessia entre MA e TO será feita por balsas a partir desta terça-feira (31)

A travessia entre o Maranhão e Tocantins será retomada, a partir desta terça-feira (31), por meio de balsas. Inicialmente será permitida a passagem de pedestres, depois o serviço será ampliado para veículos leves e caminhonetes. Segundo o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), o serviço será "sem qualquer custo para os cidadãos."
A passagem pelo trecho da BR-226, entre Estreito (MA) e Aguiarnópolis (TO) foi suspensa no dia 22 de dezembro, após a queda da ponte JK. Segundo a Marinha do Brasil, 11 pessoas morreram e seis seguem desaparecidas, segundo o último boletim divulgado na noite desse domingo (30).
De acordo com o governo do Tocantins, o serviço será realizado pela empresa de balsas Pipes Navegações e foi definido após articulação entre o governo do Tocantins, governo Federal e Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).
Nas redes sociais, a Pipes confirmou a informação e deu o seguinte cronograma de serviço:
- Terça-feira (31): início das travessias exclusivas para pedestres
- Quinta-feira (2): ampliação das travessias para motos e automóveis
Segundo a empresa, as embarcações adequadas para a travessia de veículos de grande porte estão sendo enviadas e o serviço será liberado assim que todos os processos para instalação forem finalizados. A Pipes confirmou que a "travessia será gratuita, custeada pelo Dnit."
Mergulhadores, sonares e robôs: como são as buscas por vítimas do desabamento de ponte
Uma força-tarefa com bombeiros, mergulhadores, drones e equipamentos subaquáticos trabalha para localizar os desaparecidos da queda da ponte na divisa do Maranhão e Tocantins. A profundidade do Rio Tocantins, que pode chegar a aproximadamente 48 metros, e a quantidade de escombros têm dificultado as buscas.
Fonte: imirante