7 filmes brasileiros para refletir sobre o Dia da Consciência Negra
O Imparcial lista sete produções nacionais que certamente vão te surpreender e te fazer pensar
O Dia da Consciência Negra, feriado nacional desde 2023, é uma data que marca o legado, a resistência e a luta da população negra no Brasil. A escolha do dia 20 de novembro remete à morte de Zumbi dos Palmares, considerado o símbolo da resistência negra à escravidão. Pensando nisso, O Imparcial lista sete produções nacionais que certamente vão te surpreender e te fazer pensar.
Medida Provisória (2021)
Dirigido por Lázaro Ramos, que também assina o roteiro, Medida Provisória se passa em um futuro distópico no Brasil. O governo determina que todos os afro-brasileiros retornem ao continente africano como uma reparação social.
Na história, o povo luta contra a medida autoritária do governo. A luta começa a ser, na realidade, pela sobrevivência.
Onde assistir: Globoplay
Doutor Gama (2021)
Com direção de Jeferson De, Doutor Gama é baseado na biografia de Luiz Gama, um dos personagens mais importantes da história brasileira: homem negro que utilizou as leis e os tribunais para libertar mais de 500 pessoas escravizadas.
O longa, distribuído pela Elo Company, acompanha três fases de Luiz Gama, interpretado por Pedro Guilherme na infância; Angelo Fernandes, na juventude; e César Mello, na vida adulta.
Onde assistir: Globoplay
Café com Canela (2017)
Com direção de Ary Rosa e Glenda Nicácio, Café com Canela se passa no recôncavo da baiano e conta a história de Margarida, isolada pela dor da perda do filho, e Violeta, que encara adversidades do dia a dia e traumas do passado. Quando as duas se reencontram inicia-se um processo de transformação, marcado por visitas, faxinas e cafés com canela, capazes de despertar novos amigos e antigos amores.
Onde assistir: Now e Vivo Play
Marighella (2019)
Comandando um grupo de jovens guerrilheiros, Carlos Marighella (Seu Jorge) tenta divulgar sua luta contra a ditadura para o povo brasileiro, mas a censura descredita a revolução. Seu principal opositor é Lúcio, policial que o rotula como inimigo público do país.
Onde assistir: Globoplay e Prime Video
Mussum, Um filme do Cacildis (2018)
O documentário Mussum, Um filme do Cacildis conta a trajetória do músico e comediante da trupe de Os Trapalhões. Com direção de Susanna Lira, o longa acompanha os passos do comediante desde que entrou como vocalista do grupo Os Originais do Samba até chegar a brilhar na TV, cinema e teatro – sempre ao lado dos companheiros Dedé, Didi e Zacarias.
Onde assistir: Now e Vivo Play
Madame Satã (2002)
Cinebiografia de uma personagem contraditório e fascinante que se tornou uma referência na cultura marginal urbana do século XX: João Francisco dos Santos. Negro, homossexual, malandro, pai adotivo de sete filhos, se torna artista de cabaré e se transforma no mito Madame Satã, lendária figura da boêmia carioca.
Onde assistir: Globoplay
Marte Um (2022)
Os Martins, família negra de classe média baixa, seguem a vida entre seus compromissos do dia-a-dia e seus desejos e expectativas, mesmo com a tensão de um governo conservador que acaba de assumir o poder no país. Em meio a esse cotidiano, Tércia cuida da casa enquanto passa por crises de angústia, Wellington quer ver o filho virar jogador de futebol profissional, Eunice tem um novo amor e o pequeno Deivinho sonha em colonizar Marte.
Onde assistir: Globoplay