Ano que vem, serão 2 vagas em uma disputa que promete ser acirradíssima

O governador Carlos Brandão já bateu o martelo e vai permanecer no cargo até o final do seu mandato em 2026

Enquanto cenários, pré-candidatos, candidatos e possibilidades dos nomes na disputa para o governo do estado em 2026 predominam nas discussões sobre a política do Maranhão, muito pouco ou quase nada se fala sobre a eleição para o Senado. Ano que vem, serão 2 vagas em uma disputa que promete ser acirradíssima. E, neste momento, tudo está totalmente em aberto quanto aos nomes e mais indefinido ainda sobre quem tem mais chance de ficar com as vagas. Especula-se sobre 8 nomes. Só que as vagas de senador são apenas duas. Muita gente pode vai ficar, literalmente, a ver navios.

O União e sua federação com o PP já deram um murro na mesa e condicionaram seu apoio a uma chapa à indicação dos deputados Pedro Lucas e André Fufuca para o Senado. Quem parece ter se complicado primeiro com essa notícia foi o senador Weverton, que pensava caminhar para uma reeleição tranquila e espalhava aos 4 cantos ter até a preferência e o apoio incondicional do presidente Lula. Mas...

O governador Carlos Brandão já bateu o martelo e vai permanecer no cargo até o final do seu mandato em 2026,
renunciando a uma das vagas ao Senado que ocuparia naturalmente. Com isto, podem surgir novas pré-candidaturas, novos cenários e mesmo novos e potenciais fortíssimos candidatos, como a ex-governadora Roseana Sarney, que poderia muito bem sair candidata ao Senado pelo seu partido, o MDB.

Outro nome muito forte, num cenário em que buscaria a reeleição é o da atual senadora Eliziane Gama, filiada ao PSD, o mesmo partido do pré-candidato que lidera as pesquisas de intenção de voto para o governo do Maranhão, o prefeito de São Luís, Eduardo Braide.

E nas eleições de 2026, o campo das esquerdas precisa ter em mente que os cenários mudaram bastante e os
candidatos mais ligados ao campo da direita virão com muita força. Exemplo disto é o ex-senador Roberto Rocha, que deve ser candidato ao Senado em 2026 e com muitas chances de ficar com uma vaga. Outro nome que ainda precisa ser lembrado para o Senado é o do ex-prefeito de Santa Rita, Hilton Gonçalo, que vem reunindo apoio de diversas lideranças importantes em diversos municípios Maranhão afora.

Por otempooficial