Cenipa vai investigar a queda de avião que matou piloto e passageira nos Lençóis Maranhenses

Até o momento, não há indícios que apontem o que teria causado a queda da aeronave, de pequeno porte, na região de Santo Amaro.

O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) informou que vai abrir uma investigação para esclarecer as causas da queda do avião monomotor Super Petrel LS, que matou o piloto e a passageira no Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, em Santo Amaro.

O acidente aconteceu no último sábado (9), durante um voo que saiu de Santa Inês (MA) e que terminaria em São Luís. Até o momento, não há indícios que apontem o que teria causado o acidente.

De acordo com o CENIPA, profissionais foram enviados ao local do acidente, próximo da Lagoa das Pedras, para a coleta e confirmação de dados, preservação dos elementos, verificação inicial dos danos causados à aeronave ou pela aeronave, e o levantamento de outras informações necessárias à investigação.

"A conclusão dessa investigação ocorrerá no menor prazo possível, dependendo sempre da complexidade da ocorrência e, ainda, da necessidade de descobrir os possíveis fatores contribuintes. Quando concluído, o Relatório Final será publicado no site do CENIPA, acessível a toda a sociedade", afirmou o CENIPA.

 

Vítimas

Bruna Emanoely, de 23 anos, e Victor Manoel Brito, de 43, morreram na queda de um avião de pequeno porte, nesse sábado (9), no Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses — Foto: Reprodução/Redes Sociais

Bruna Emanoely, de 23 anos, e Victor Manoel Brito, de 43, morreram na queda de um avião de pequeno porte, nesse sábado (9), no Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses — Foto: Reprodução/Redes Sociais

As vítimas do acidente foram identificadas como Manoel Victor Britto, de 43 anos, piloto da aeronave; e Bruna Emanoely Silva Pereira, médica veterinária, de 23 anos. O avião transportava apenas os dois ocupantes.

Manoel , natural de São Luís, era conhecido por ser apaixonado pela aviação. Já Bruna trabalhava em uma empresa privada voltada ao atendimento de produtores rurais e pegou uma 'carona' com Manoel porque queria passar o Dia dos Pais com o pai, em São Luís.

Avião estava regular

De acordo com o Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB), o avião foi fabricado em 2012 e pertencia ao deputado estadual Francisco Nagib (PSB), filho do atual prefeito de Codó, Chiquinho FC (PT). O avião estava em situação regular de voo, segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

Segundo a assessoria do deputado, por volta das 8h de sábado (9), a aeronave saiu da cidade de Santa Inês em direção aos Lençóis Maranhenses, onde o piloto e a médica veterinária fariam um sobrevoo antes de seguir para São Luís.

No entanto, às 12h22 a aeronave deu o último sinal de voo e depois desapareceu. Já por volta de 21h30, o Centro Tático Aéreo foi acionado e confirmou a queda do avião e a morte dos dois ocupantes da aeronave.

Duas pessoas morrem em queda de avião de pequeno porte nos Lençóis Maranhenses — Foto: Reprodução/Redes Sociais

Duas pessoas morrem em queda de avião de pequeno porte nos Lençóis Maranhenses — Foto: Reprodução/Redes Sociais

Os corpos ficaram presos às ferragens da aeronave e, após a retirada, foram levados para um hospital da região. No local do acidente, os bombeiros encontraram duas mochilas com roupas e utensílios de maquiagem, um aparelho de celular, um par de sandálias e um óculos quebrado.

 

Velório e sepultamento

O velório de Manoel aconteceu no Salvatore Funeral Home, em São Luís. O enterro acontece ainda nesta segunda, em local não informado pelos familiares. Já o velório de Bruna aconteceu em Santa Inês, com sepultamento também marcado para esta segunda (11), em local também não informado pela família.

Em nota divulgada nas redes sociais, o deputado Francisco Nagib lamentou o ocorrido e prestou solidariedade às famílias das vítimas.

“Eu e minha família estamos muito tristes e abalados com o trágico acidente envolvendo uma aeronave de minha propriedade, ocorrido neste sábado,9, no município de Santo Amaro. Infelizmente, o acidente resultou na morte de duas pessoas. Manifesto meus mais profundo sentimento de pesar às famílias das vítimas, em especial à família Britto, pela perda irreparável de seu filho, Victor Manoel Britto. Manoel era um amigo muito próximo que a aviação me presenteou. Um jovem cheio de vida, apaixonado, com tantos sonhos pela frente. Sua partida tão precoce nos deixa um vazio imenso e uma dor difícil de expressar em palavras. Lamento profundamente este trágico acidente e me solidarizo com as famílias e amigos, rogando a Deus que os conforte e fortaleça seus corações neste momento tão doloroso".

Por g1 MA — São Luís