Duas pessoas são presas em operação da polícia de combate ao furto de energia elétrica no Maranhão

Duas pessoas foram presas em flagrante durante uma operação da Polícia Civil do Maranhão (PC-MA) de combate ao furto de energia elétrica em municípios da região Leste do Estado. A operação, intitulada
'Actio Tempore', foi realizada de 17 a 20 de junho, nos municípios de Timon, Chapadinha, Caxias, Anapurus e Milagres do Maranhão.
Coordenada pelo Departamento de Defesa de Serviços Delegados (DDSD/SEIC), a ação contou com o apoio da Perícia Oficial do Maranhão e das equipes da Equatorial Maranhão, visando combater ligações clandestinas conhecidas como gambiarras, além das adulterações de equipamentos de medição e desvios de energia elétrica, identificando as irregularidades e os responsáveis pelas intervenções.
Na operação, foram realizadas inspeções em unidades consumidoras localizadas em zonas urbanas e rurais dos municípios, resultando em 12 autuações e duas prisões em flagrante.
Durante a ação, vários transformadores foram encontrados ligados clandestinamente, assim como intervenções nos medidores, impossibilitando o registro correto do consumo de energia elétrica.
O furto de energia, além de ser uma prática criminosa prevista em lei no artigo 155 do Código Penal, traz prejuízos para a população e para a concessionária de energia elétrica.
As fraudes e os furtos podem causar interrupções no fornecimento de energia de serviços essenciais, como escolas e hospitais, já que consumidores ligados de forma clandestina sobrecarregam o sistema elétrico, podendo causar acidentes, com incêndios e explosões, colocando em risco a segurança de todos.

Fonte: Imirante