Novo RG: você sabia que documento pode ser emitido em cartão plástico?

Você sabia que, além da versão em papel, a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) também pode ser emitida em um cartão plástico, de policarbonato, semelhante aos cartões de crédito?

Ao contrário do documento em papel – que é gratuito – o "cartão" é pago e ainda não está disponível em todos os estados. De acordo com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), o modelo é emitido no Acre, em Mato Grosso e no Distrito Federal.

O valor do documento é estabelecido pelo instituto de identificação de cada unidade da federação. Em Brasília, por exemplo, a nova CIN em cartão custa R$ 84, de acordo com a Polícia Civil, responsável pela emissão no Distrito Federal.

A nova CIN já pode ser tirada nos 26 estados do país e no Distrito Federal. Desde quando começou a ser emitida, em janeiro deste ano, mais de 15,5 milhões de pessoas tiraram o documento (saiba onde tirar abaixo).

👉🏽O RG "antigo", com impressão do polegar, perde a validade em 2032.

A nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) pode ser tirada por brasileiros de qualquer idade, inclusive bebês, e unifica o registro geral (RG) em todas as unidades da federação por meio do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), o que possibilita "melhorar os cadastros administrativos, fortalecer as verificações das Forças de Segurança Pública e mitigar os problemas de fraudes no Brasil", de acordo com o governo.

A CIN segue padrões internacionais e possui o código MRZ – o mesmo do passaporte, que permite a entrada em países do Mercosul com maior facilidade. Para os demais países, ainda é necessário a apresentação do passaporte.

 

Por Caroline Cintra, g1 DF